As habilidades da Inteligência Emocional (IE) nunca foram tão urgentes como nos dias de hoje para todos os profissionais, sobretudo, para os líderes. Mesmo com tantos empecilhos econômicos o mundo não pára. E nunca irá parar. A grande questão é: como continuar atingindo as metas e os resultados esperados apesar de tudo?
Algumas pesquisas interessantes reforçam a importância da IE para o profissional e, principalmente, para o líder de sucesso. Um foi elaborada pela Hay Group (janeiro/2015) e revela que existem basicamente três pilares fundamentais para que qualquer empresa tenha sucesso. São eles: o Negócio, o Clima Organizacional e a própria Liderança.
A outra foi publicada na revista Havard Business Review Brasil (Mar-Abr/2015) e aborda as principais competências de líderes que obtiveram sucesso em situações de crise. A principal delas, segundo a pesquisa, é a habilidade de “entender a dinâmica individual das pessoas”. A partir disso podemos refletir sore a enorme importância da liderança para a sobrevivência de uma empresa e o quanto a sua capacidade de gerir pessoas será o seu grande diferencial estratégico e competitivo.
E a terceira foi publicada por Daniel Goleman em seu clássico livro sobre a Inteligência Emocional. Observe o gráfico ao lado: os resultados das pesquisas mostram que num trabalho de qualquer tipo (independente da área, setor, ramo da empresa, etc) a tendência é que, em média, a gente utilize 33% do nosso QI e habilidades técnicas e 66% de competências ligadas à IE para executar bem o nosso trabalho.
Mas aí, quando se trata de um cargo de liderança, o uso da IE no dia-a-dia aumenta para 85%! E aí, faz sentido para você?
“Aquele que quer governar outros, primeiro precisa ser senhor dele mesmo.” Philip Massinger
A cada conversa com clientes e alunos, a cada treinamento comportamental ministrado, a cada leitura de livros e de pesquisas como essas me convenço de que as habilidades da Inteligência Emocional são fundamentais para uma gestão mais eficaz e com os melhores resultados. Mas, afinal, o que é Inteligência Emocional?
Eis algumas definições que considero interessantes: “A IE é a capacidade de identificarmos os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerirmos bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos” (Goleman, 1998). “A IE é a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela e saber regulá-la em si próprio e nos outros.” (Mayer e Salovey, 2000).
A única forma de atingirmos essa definição é entendendo e desenvolvendo em nós os cinco componentes básicos da IE:
1. Autoconsciência: Está ligada à compreensão profunda das próprias emoções, forças, fraquezas, necessidades e impulsos;
2. Autogestão: Impulsos biológicos dirigem nossas emoções, não podemos eliminá-los mas administrá-los. A Autogestão nos liberta de sermos prisioneiros de nossos sentimentos;
3. Empatia: significa levar em conta ponderadamente os sentimentos do outro, junto com outros fatores, no processo de tomar decisões estratégicas e inteligentes.
4. Habilidade Social: é a cordialidade com um propósito: conduzir as pessoas na direção que você deseja.
5. Domínio de Propósito e Visão: Compreender e trabalhar para alcançar o propósito da sua vida.
O líder / o profissional que não busca desenvolver esses cinco aspectos de sua vida, com certeza está fadado ao fracasso. Por sua vez, a empresa que também não busca desenvolver tais competências em seus colaboradores corre um sério risco de perder produtividade e diminuir seus resultados.
Se desejar conhecer um pouco mais sobre nosso treinamento de Inteligência Emocional, contate-nos através do e-mail contato@aseleta.com.br