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A Inteligência Emocional como fator Competitivo

As habilidades da Inteligência Emocional (IE) nunca foram tão urgentes como nos dias de hoje para todos os profissionais, sobretudo, para os líderes. Mesmo com tantos empecilhos econômicos o mundo não pára. E nunca irá parar. A grande questão é: como continuar atingindo as metas e os resultados esperados apesar de tudo?

Algumas pesquisas interessantes reforçam a importância da IE para o profissional e, principalmente, para o líder de sucesso. Um foi elaborada pela Hay Group (janeiro/2015) e revela que existem basicamente três pilares fundamentais para que qualquer empresa tenha sucesso. São eles: o Negócio, o Clima Organizacional e a própria Liderança.

A outra foi publicada na revista Havard Business Review Brasil (Mar-Abr/2015) e aborda as principais competências de líderes que obtiveram sucesso em situações de crise. A principal delas, segundo a pesquisa, é a habilidade de “entender a dinâmica individual das pessoas”. A partir disso podemos refletir sore a enorme importância da liderança para a sobrevivência de uma empresa e o quanto a sua capacidade de gerir pessoas será o seu grande diferencial estratégico e competitivo.

E a terceira foi publicada por Daniel Goleman em seu clássico livro sobre a Inteligência Emocional. Observe o gráfico ao lado: os resultados das pesquisas mostram que num trabalho de qualquer tipo (independente da área, setor, ramo da empresa, etc) a tendência é que, em média, a gente utilize 33% do nosso QI e habilidades técnicas e 66% de competências ligadas à IE para executar bem o nosso trabalho.

Mas aí, quando se trata de um cargo de liderança, o uso da IE no dia-a-dia aumenta para 85%! E aí, faz sentido para você?

“Aquele que quer governar outros, primeiro precisa ser senhor dele mesmo.” Philip Massinger

A cada conversa com clientes e alunos, a cada treinamento comportamental ministrado, a cada leitura de livros e de pesquisas como essas me convenço de que as habilidades da Inteligência Emocional são fundamentais para uma gestão mais eficaz e com os melhores resultados. Mas, afinal, o que é Inteligência Emocional?

Eis algumas definições que considero interessantes: “A IE é a capacidade de identificarmos os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerirmos bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos” (Goleman, 1998). “A IE é a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela e saber regulá-la em si próprio e nos outros.” (Mayer e Salovey, 2000).

A única forma de atingirmos essa definição é entendendo e desenvolvendo em nós os cinco componentes básicos da IE:

1. Autoconsciência: Está ligada à compreensão profunda das próprias emoções, forças, fraquezas, necessidades e impulsos;

2. Autogestão: Impulsos biológicos dirigem nossas emoções, não podemos eliminá-los mas administrá-los. A Autogestão nos liberta de sermos prisioneiros de nossos sentimentos;

3. Empatia: significa levar em conta ponderadamente os sentimentos do outro, junto com outros fatores, no processo de tomar decisões estratégicas e inteligentes.

4. Habilidade Social: é a cordialidade com um propósito: conduzir as pessoas na direção que você deseja.

5. Domínio de Propósito e Visão: Compreender e trabalhar para alcançar o propósito da sua vida.

O líder / o profissional que não busca desenvolver esses cinco aspectos de sua vida, com certeza está fadado ao fracasso. Por sua vez, a empresa que também não busca desenvolver tais competências em seus colaboradores corre um sério risco de perder produtividade e diminuir seus resultados.

Se desejar conhecer um pouco mais sobre nosso treinamento de Inteligência Emocional, contate-nos através do e-mail contato@aseleta.com.br

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