Avaliação Psicossocial do Trabalhador

Para empresas que possuem trabalhadores atuando com inflamáveis e líquidos combustíveis (NR20), em espaços confinados (NR33), com trabalho em altura (NR35) e com construção, reparação e desmonte naval (NR34). O objetivo, além de cumprir as NRs vigentes, é o de garantir que o trabalhador esteja plenamente preparado, física e psiquicamente, para o cargo a ser exercido, já que este envolve diversos riscos psicossociais.

A Avaliação Psicossocial, também conhecida como Avaliação dos Fatores Psicossociais do Trabalho (FPTs), objetiva a compreensão da influência dinâmica existente entre os indivíduos e o seu trabalho. Os riscos psicossociais, diferentes dos químicos, físicos ou biológicos, são mais difíceis de serem identificados, uma vez que são provenientes de questões sociais que muitas vezes não recebem a devida atenção por serem subjetivas e, no início, sutis. Por envolver um processo de avaliação psicológica, tal tarefa deve ser conduzida necessariamente por um(a) psicólogo(a), uma vez que caracteriza-se como privativa dessa categoria (Lei n. 4.119/1962, 1962).

Nossa metodologia compreende todas as etapas necessárias para uma avaliação completa do trabalhador, de modo que seja alcançada uma nova perspectiva de avaliação dos FPTs, que supere o modelo de pensamento binário “causa-efeito”, e que apresente uma visão sistêmica e dinâmica do trabalhador e sua relação com o trabalho, garantindo ao mesmo tempo, melhores resultados para a empresa e para o trabalhador.